Praias do litoral alentejano com transportes públicos gratuitos

Sete linhas vão ligar as cinco sedes dos concelhos a zonas balneares nos meses de Julho e Agosto.

Foto
A praia da Zambujeira do Mar será uma das servidas pelo transporte gratuito Tiago Bernanrdo Lopes
Ouça este artigo
00:00
01:41

A Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano (CIMAL) vai garantir, nos meses de Julho e Agosto, transporte gratuito para dez praias da região com recurso a autocarros dos Transportes do Alentejo Litoral.

No total serão sete linhas que vão ligar as cinco sedes dos concelhos que integram a CIMAL a zonas balneares, durante todos os dias da semana, várias vezes ao dia, de modo a constituir uma alternativa aos automóveis particulares, segundo revela a comunidade em comunicado.

“A diminuição do tráfego automóvel e dos inevitáveis condicionamentos junto das zonas balneares, bem como a redução da poluição provocada pelas viaturas particulares são outras das vantagens da nova rede de transportes sazonais”, dizem os responsáveis da CIMAL.

As carreiras rodoviárias ligarão Alcácer do Sal à Praia da Comporta; Grândola às praias do Carvalhal, Pego e Melides; Odemira à Zambujeira do Mar, Almograve e Vila Nova de Milfontes; Santiago do Cacém à Lagoa de Santo André e Sines a São Torpes e Porto Covo.

As ligações incluem paragens nas localidades que atravessam antes de chegar ao destino. Por exemplo, no caso de Odemira, a ligação entre a sede do concelho e a Zambujeira do Mar tem paragem em São Teotónio, tal como a ligação entre Alcácer do Sal e a praia da Comporta tem paragens no Bairro da Quintinha, Montevil, Carrasqueira, Possanco e aldeia da Comporta.

Já a carreira de Grândola para as praias do Carvalhal e Pego apanha ou deixa passageiros no Carvalhal, tal como a linha para a Lagoa de Melides faz escala na aldeia de Melides. A ligação entre Santiago do Cacém e a Lagoa de Santo André tem paragem em Vila Nova de Santo André.

Ao todo, durante os dois meses, o plano prevê a realização de mais de 4000 ligações, que totalizarão mais de 45 mil quilómetros percorridos pelos autocarros.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários