Imagens de drone mostram destruição em barragem hidroeléctrica perto de Kherson

Kiev e Moscovo acusam-se mutuamente pela destruição da infra-estrutura, que colapsou esta terça-feira.

As autoridades ucranianas acusaram esta segunda-feira as tropas russas de fazerem explodir a barragem da central hidroeléctrica de Nova Kakhovka e pediram aos residentes nas zonas junto ao rio Dnipro, no sul da Ucrânia, que abandonem as habitações.

O Comando Sul das Forças Armadas ucranianas avançou a destruição da infra-estrutura, que fica a 60 quilómetros da cidade de Kherson, e indicou que está a investigar a extensão dos danos, bem como a velocidade e a quantidade de água que deverá afectar as áreas vizinhas.

Já Vladimir Saldo, o governador da região de Kherson, na Ucrânia, nomeado pela Rússia, afirma que Kiev atingiu a barragem de Nova Kakhovka para desviar as atenções da contra-ofensiva "falhada" no leste do país. A TASS citou os serviços de emergência dizendo que a Ucrânia atingiu a região com mísseis Storm Shadow que foram fornecidos a Kiev pelo Reino Unido.

De acordo com o governo ucraniano, cerca de 80 vilas enfrentam risco de inundações. As autoridades russas, por sua vez, estimam que 22 mil residentes possam ser afectados e mais de 600 casas tenham sido já inundadas. Quanto à central nuclear de Zaporijjia, a Agência Especial de Energia Atómica avança que a instalação não enfrenta "perigo imediato".