Startup portuguesa cria embalagens que podes devolver — até quando pedes pizza

Para que consumidores e empresas não paguem taxas pelos recipientes descartáveis, a Ecoceno desenvolveu um serviço de embalagens reutilizáveis. O consumidor tem 14 dias para as devolver.

Foto
Startup portuguesa cria embalagens que podes devolver — até quando pedes pizza DR
Ouça este artigo
--:--
--:--

Para evitar lixo e custos extras, uma startup portuguesa criou um modelo de reutilização de embalagens. Criada a partir da empresa Embal, que fabrica embalagens em alumínio, a Ecoceno disponibiliza embalagens que podem ser usadas pelos restaurantes nos serviços de take-away.

“Todo o processo é desenvolvido através da nossa aplicação”, explica Diogo Neves, responsável pela logística do projecto. Cada recipiente e cada utilizador têm um código QR, emitido pela aplicação. Assim, quando um cliente se dirige a um restaurante, fica registado na aplicação a pessoa e a embalagem que levou, para que a empresa saiba onde estão os produtos.

Depois de receber a encomenda, os clientes têm 14 dias para devolver o recipiente no restaurante, distribuidor ou ponto de devolução. Caso não sejam entregues, foi introduzido um sistema de penalização, para não terem de recorrer a uma caução. “O sistema é sempre gratuito para o consumidor desde que devolva a embalagem”, assegura. Caso contrário, é feita a “cobrança de um valor fixo”.

Foto
Embalagem para pizza DR
Foto
DR

Em Julho de 2022 as embalagens de plástico começaram a ser pagas, valor que se estendeu em Janeiro de 2023 às de alumínio. Como a Embal é fabricante de alumínios, criou uma startup para desenvolver uma alternativa que se encaixasse na restauração portuguesa.

A partir de 2024, os estabelecimentos alimentares vão ser obrigados a ter uma opção reutilizável e cada embalagem descartável vai ter um custo de 30 cêntimos para o consumidor. Com este produto, a Ecoceno procura também que restaurantes e clientes não paguem taxas extras, além de reduzir o impacto ambiental associado à produção de descartáveis.

A startup portuguesa já disponibiliza oito tipos diferentes de produtos reutilizáveis, com embalagens comuns em diferentes tamanhos (400, 700, 1000, 1300, 1500 e 2000 ml), uma embalagem para pizza e um saco de transporte. Para ter os recipientes disponíveis, os restaurantes pagam um valor mensal à startup.

O projecto foi desenvolvido em 2022, e no início deste ano começou a ser testado nos primeiros estabelecimentos. Já está disponível nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Aveiro. Estão a trabalhar com a Universidade Nova de Lisboa, a primeira instituição fora da zona norte a adoptar o serviço desenvolvido com o apoio da Sociedade Ponto Verde e do Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental.

Foto
A app do sistema DR

O Bite my Lunch, especializado em entrega de marmitas, utiliza as embalagens reutilizáveis há cerca de três meses. De acordo com Diogo Coelho, sócio-gerente do serviço de refeições no Porto, ainda não é a maioria dos clientes que prefere as embalagens reutilizáveis da Ecoceno, contudo, os que o fazem mostram-se "satisfeitos por ser um sistema simples e por não terem que usar embalagens descartáveis".

Texto editado por Renata Monteiro

Sugerir correcção
Ler 2 comentários