Exposição e livro contam a história de um “país bonito” a partir da sua louça

Câmara de Matosinhos reeditou livro Memória e Coração da Feira da Louça, de Helder Pacheco, e criou exposição com peças do historiador e da mulher. Nas memórias deles cabem facetas de um país

Foto
Feira da Louça é uma das atracções mais antigas das festas do Senhor de Matosinhos Nelson Garrido
Ouça este artigo
--:--
--:--

Helder Pacheco e Maria José viviam ainda tempos animados de namoro, mas já desatavam as mãos dadas no Passeio Alegre para, num carro alugado, viajar do Porto até Barcelos. O escritor e investigador sorri ao recordar esses anos em que as visitas às feiras de louça, especialmente a de Barcelos, eram programa comum dos dois. Assim iniciaram uma impressionante colecção de cerâmica popular com peças de quase todas as geografias nacionais. Até ao dia 19 de Agosto, a exposição Memórias de Nós, na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, retrata um “país bonito” a partir da colecção de um casal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar