Colecção de Freddie Mercury, com pérolas dos Queen e itens pessoais, vai ser leiloada

Conjunto que o cantor vestiu no último concerto (manto vermelho de veludo e coroa idêntica à de Santo Eduardo) e documento com letras e melodias de We are the champions entre os destaques.

Foto
Freddie Mercury com os Queen no estádio de Wembley, em Inglaterra Roy Wells

Cerca de 1500 itens da colecção pessoal de Freddie Mercury, falecido vocalista dos Queen, serão leiloados em Setembro, depois de serem mostrados a possíveis compradores em galerias em Londres, Nova Iorque, Los Angeles e Hong Kong. Folhas em que Mercury escreveu à mão letras provisórias para os temas We are the champions e Killer queen, roupas que usou em palco e até coisas como o seu pente para o bigode estão entre os objectos que serão vendidos por Mary Austin, amiga próxima do músico a quem foi deixada a casa de Mercury em Londres e os respectivos pertences após a sua morte.

Um dos itens mais requisitados deverá ser o conjunto com que se apresentou para os Queen tocarem God save the queen em Knebworth, em 1986, naquele que viria a ser o seu último concerto. Mercury mostrou-se com uma coroa idêntica à de Santo Eduardo, que é usada para coroar os monarcas ingleses, bem como com um manto vermelho aveludado.​

Há também o documento de nove páginas em que Mercury escreveu letras provisórias para We are the champions, bem como as harmonias e acordes deste que é um dos maiores hinos dos Queen. A BBC escreve que este item deverá render 200 mil a 300 mil libras (226 a 339 mil euros).

Outros objectos que serão leiloados incluem uma guitarra acústica de 1975, que Mercury terá usado para escrever Crazy little thing called love, o seu colete favorito, que inclui desenhos dos seus seis gatos (usou-o no vídeo de These are the days of our lives, o último que gravou), um pente prateado para o bigode da joalheira de luxo Tiffany & Co., o telefone que o cantor tinha na sua mesa-de-cabeceira, 11 aguarelas do artista e designer Erté (1892-1990) e um quadro do pintor francês James Tissot (1836-1902).

Foto
A coroa de Freddie Mercury deverá ser um dos itens mais requisitados do leilão Dave Hogan/Hulton Archive/Getty Images

Freddie Mercury gostava de, nas suas próprias palavras, ter “coisas esplêndidas” à sua volta. Ele que queria “viver o estilo de vida vitoriano”.

O cantor dos Queen foi acumulando a sua colecção na sua casa em Londres ao longo de mais de 30 anos. “Durante muitos anos, tive a alegria e o privilégio de viver rodeada de todas as coisas maravilhosas que o Freddie procurou e das quais tanto gostava. Mas os anos passaram e chegou a hora de tomar a difícil decisão de encerrar este capítulo tão especial da minha vida”, afirmou Mary Austin, explicando o porquê de estar prestes a leiloar a colecção do músico. “É uma colecção muito inteligente e sofisticada”, disse em declarações à BBC.

Espera-se que o leilão gere mais de seis milhões de libras (6,8 milhões de euros) em receitas. Uma parte dos lucros será doada para instituições de caridade.

Sugerir correcção
Comentar