António Guterres distinguido com o prémio espanhol Carlos V

António Costa felicita o secretário-geral da ONU por ter sido distinguido com o Prémio Europeu Carlos V.

Foto
Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres EPA/AHMED JALIL

O secretário-geral da ONU, António Guterres, foi distinguido com o Prémio Europeu Carlos V, em Espanha, que reconhece os esforços desenvolvidos em prol do espírito europeu.

O nome de Guterres, distinguido na 16.ª edição do prémio, foi anunciado esta terça-feira em Mérida, Espanha, pela directora-geral dos Assuntos Exteriores da Junta de Extremadura e presidente da Comissão Executiva da Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste, Rosa Balas.

O Prémio Carlos V da Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste distinguiu em anos anteriores o ex-chefe do governo espanhol Filipe González, a ex-chanceler alemã Angela Merkel e o líder russo Mikhail Gorbatchov.

Depois do anúncio, o primeiro-ministro felicitou o secretário-geral das Nações Unidas por ter sido distinguido com o Prémio Europeu Carlos V, considerando que se trata de um merecido reconhecimento pela sua acção em defesa das causas comuns da humanidade.

"Felicito António Guterres pelo Prémio Europeu Carlos V. Merecido reconhecimento por décadas ao serviço da defesa dos valores europeus e de causas comuns da humanidade, como a acção climática, os direitos dos refugiados e a procura de uma paz duradoura, na Ucrânia e no mundo", escreveu António Costa numa mensagem que publicou na rede social Twitter.

Em nota publicada ao início da tarde no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "felicita o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pela atribuição do prestigiado Prémio Carlos V, pela Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste, Espanha, mais um reconhecimento pela sua brilhantíssima carreira internacional, em particular os seus mandatos à frente das Nações Unidas".

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o convite para a cerimónia de entrega do prémio, juntamente com o Rei Filipe VI de Espanha, em Maio próximo", informa ainda a nota.

Notícia actualizada com comunicado do Presidente da República

Sugerir correcção
Comentar