As imagens aterradoras da China: os artistas certos contra a violência de Estado

Da Beijing East Village, onde uma geração de artistas respondeu ao massacre de Tiananmen (1989), até Ren Hang, que imagens “impróprias” teme o regime comunista? Outros dissidentes para além de Weiwei.

Foto
Ren Hang

A incalculável matemática entre a razão de Estado e a visão sem freio dos artistas maiores é mais antiga que a concepção política de “Estado” e a noção de “artista”, respectivamente alicerce e bandeira da cultura moderna. A angústia dos poderes sempre anseia trazer a si e controlar o pensamento extraordinário e os portadores da alteridade. Estas vozes (e as imagens que transportam) esboçam o gesto que denuncia a injustiça; colocam o grão de areia da estranheza poética na previsibilidade da ordem pública; arriscam a estigmatização e o castigo. Estas formas introduzem a disrupção ética e estética que quebra a unanimidade dos coros em que se deixou embrutecer uma sociedade. Ao mesmo tempo que revelam o ângulo morto da ideologia dominante que nos impede de reconhecer o limite das convenções em que todos participamos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários