“Era fundamental que a Praça do Império mudasse de nome”

Beatriz Gomes Dias, vereadora do BE, defende que sejam “desmontados os mitos” em torno do Padrão dos Descobrimentos e que se devia avaliar os nomes das ruas de Lisboa.

Foto
Beatriz Gomes Dias diz ser alvo de racismo na sua vida política e pessoal Nuno Ferreira Santos

Beatriz Gomes Dias é vereadora na Câmara de Lisboa, eleita pelo Bloco de Esquerda. Apresentou no dia 22 de Fevereiro um voto de repúdio contra os brasões das ex-colónias agora inaugurados em calçada portuguesa na Praça do Império. A moção foi chumbada com quatro votos a favor, PS e PCP abstiveram-se. Em entrevista ao Interesse Público, a que pode assistir nas redes sociais do PÚBLICO, a vereadora assume que sente racismo enquanto política e cidadã: "A discriminação racial coloca-se a todas as pessoas negras independentemente da sua condição social e do espaço político que ocupam".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 169 comentários