PÚBLICO foi o diário mais lido em Portugal e cresceu 17% no digital

Jornal representa 75% do mercado digital da imprensa diária. Circulação total aumentou 11,7% face aos números de 2021.

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Dados conhecidos esta terça-feira Miguel Manso/Arquivo

O PÚBLICO foi o jornal diário mais lido no ano de 2022, com um total de circulação de 57.608 exemplares – um aumento de 6041 exemplares face ao número registado em 2021. De acordo com os dados anuais divulgados esta terça-feira pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens e Circulação (APCT), o PÚBLICO ultrapassou o Correio da Manhã no ranking dos diários mais lidos entre Janeiro e Dezembro de 2022, com uma variação positiva de 11,7% neste indicador face ao período homólogo do ano anterior.

Os dados permitem ainda perceber que o PÚBLICO é líder destacado na circulação digital: com 46.450 exemplares de um total de 62.033 na imprensa diária, o jornal ocupou uma quota de mercado de 75% em 2022, uma subida face aos 73% registados em 2021. O PÚBLICO conseguiu, assim, um crescimento de 17,2% nesta categoria em 2022. Nesta categoria, apenas o Diário de Notícias (-25,8%) e o Expresso (-1,4%) apresentaram uma tendência negativa.

Relativamente aos semanários, o Expresso é o que tem uma maior circulação digital (47.450 exemplares) e uma maior circulação total paga (100.898 exemplares). A Sábado (26.347 exemplares) e a Visão (25.935) fecham a contabilização da circulação total.

Na circulação em banca, os números divulgados pela APCT mostram uma queda em todos os jornais nacionais. Para o PÚBLICO, o ano de 2022 trouxe uma queda de 7% nas vendas em banca, a menor descida em todos os órgãos de comunicação social do país. Ainda assim, o jornal aumentou a quota de mercado para 14% neste indicador.

O Diário de Notícias (-26,9% de circulação em banca), o Correio da Manhã (-15,3%) e o jornal Expresso (-13,8%) foram os mais afectados por esta queda generalizada de vendas em banca. Neste indicador, o Correio da Manhã continua o líder destacado na imprensa diária, com uma média de 43.113 jornais vendidos e uma quota de mercado de 60%. O semanário Expresso conseguiu atingir uma média de 44.835 exemplares em banca no ano de 2022.

O Jornal de Negócios, único diário económico na lista, registou uma subida na circulação digital (6,5%), uma descida nas vendas em banca (-15,2%). Na circulação total paga do ano de 2022, este diário subiu 3%, elevando para 8416 exemplares a média, uma subida face aos 8173 registados em período homólogo de 2021.

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