Este estranho, eterno encantamento dos Neutral Milk Hotel

Desapareceram em 1998 e, depois, viram In the Aeroplane Over the Sea erguido a Santo Graal do indie. No momento em que toda a sua discografia é reeditada, partimos novamente à sua descoberta.

Foto

De tempos a tempos, voltamos a falar da banda que se transformou numa das mais inesperadas histórias da música (mais ou menos) recente. A intervalos regulares, voltamos a reencontrar os Neutral Milk Hotel, banda que desapareceu, sem anúncio oficial e sem fanfarra, no final dos anos 1990, quando era caso simpático de culto e autora de dois magníficos álbuns, e que se tornou, depois disso, em fenómeno devocional intenso. In the Aeroplane Over the Sea, o segundo álbum, foi erguido a Santo Graal indie e elogiado como uma das melhores obras de sempre da música popular urbana, e Jeff Mangum, o vocalista e compositor, transformado em génio absoluto, génio torturado, Messias que escolheu esconder-se do mundo, incapaz de suportar o seu peso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários