Mapa europeu das substâncias químicas “eternas” revela contaminação em Portugal

Consórcio de investigação e jornalismo divulgou esta quinta-feira os resultados de um projecto de mapeamento que assinala múltiplos locais na Europa contaminados por substâncias persistentes.

Foto
As PFAS constituem uma classe com mais de nove mil substâncias químicas valorizadas pelas suas propriedades antiaderentes, sendo por isso usadas em frigideiras e outros utensílios de cozinha Caio/DR

Um mapa europeu sobre as pegadas da contaminação por substâncias perfluoroalquiladas​ —​ conhecidas como PFAS ou, mais informalmente, como “produtos químicos eternos” foi divulgado, esta quinta-feira, por um consórcio de investigação e jornalismo que juntou vários meios de comunicação numa denúncia comum. O trabalho revela que estas substâncias tóxicas, que ainda são usadas em vários produtos, foram encontradas em águas, solos e sedimentos de vários países da união Europeia e do Reino Unido. Portugal surge neste documento com nove pontos de contaminação.

"Poluentes conhecidos como 'produtos químicos eternos', que não se decompõem no ambiente, se acumulam no corpo e podem ser tóxicos, foram encontrados a níveis elevados em milhares de locais em todo o Reino Unido e na Europa", avisa a notícia publicada, esta quinta-feira, pelo The Guardian.

O mapa assinala os nove pontos, entre as amostras recolhidas em Portugal, onde foi identificada uma contaminação igual ou superior a 10 nanogramas por litro de água (n/l): ​​Bravães (Ponte da Barca, 190 ng/l); Praia Pontilhão da Valeta (Arcos de Valdevez, 160 ng/l); ​Penide/Areias de Vilar (Barcelos, 350 ng/l); Albufeira de Crestuma-Lever (Vila Nova de Gaia, 460 ng/l); Montemor-o-Velho (240 ng/l); Muge (Salvaterra de Magos, 3200 ng/kg); Ribeira Vale do Morto (Elvas; 10 ng/l); Monte da Vinha (Elvas; 750 ng/l) e Ermidas do Sado (Santiago do Cacém, 450 ng/l).

O alerta com as conclusões da investigação foi divulgado ao mesmo tempo em vários meios de comunicação social europeus. O consórcio de investigação e jornalismo envolve as seguintes organizações ou meios de comunicação: Watershed Investigations, Le Monde (França), NDR, WDR, Süddeutsche Zeitung (Alemanha), RADAR Magazine e Le Scienze (Itália), The Investigative Desk e NRC (Holanda), Journalismfund.eu e Investigative Journalism for Europe.

Foto
Locais onde o PFAS foi identificado a 10ng/l (nanogramas por litro) ou mais, segundo o consórcio de investigação e jornalismo The Guardian. Investigações das Bacias Hidrográficas. Dados cartográficos do OpenStreetMap.

A revelação do mapa da contaminação com as substâncias persistentes ocorre poucos dias depois de a União Europeia anunciar a intenção de proibir as PFAS a partir de 2026, ou no ano seguinte. As PFAS constituem uma classe com mais de nove mil substâncias químicas valorizadas pelas suas propriedades antiaderentes e detergentes. É por isso que são usadas em inúmeros produtos, das embalagens alimentares aos utensílios de cozinha, passando por têxteis, tintas, espumas de combate a incêndios e produtos médicos.

Estas substâncias são informalmente referidas como “produtos químicos eternos” porque não se degradam com facilidade, persistindo na natureza e acumulando-se nos organismos vivos. O mapa agora divulgado mostra que estes produtos persistentes têm sido encontrados em cerca de 17 000 locais em todo o Reino Unido e na Europa. Desse total, as PFAS foram detectadas em concentrações elevadas de mais de mil nanogramas (ng) por um um litro de água em cerca de 640 zonas, e acima de dez mil ng/l em 300 outras localidades.

Consequências para a saúde

Duas PFAS têm estado particularmente ligadas a vários problemas de saúde: a PFOA tem sido relacionada ao cancro renal e testicular, doença da tiróide, colite ulcerativa, colesterol elevado e hipertensão induzida pela gravidez; enquanto a PFOS tem estado associada a doenças reprodutivas, do desenvolvimento, do fígado, dos rins e da tiróide. As PFAS têm ainda sido associados à imunotoxicidade.

"Estes tipos de concentrações suscitam preocupações", disse Crispin Halsall, professor da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, especializado em química ambiental, citado pelo Guardian. "Há o risco de o gado ter acesso a essas águas e [, nesse caso, as PFAS entram] na rede alimentar humana".

O especialista recorda ainda que as PFAS nas águas subterrâneas constituem "um grande problema", uma vez que estas reservas são frequentemente captadas para a agricultura ou, pior ainda, para consumo humano.

Já Ian Cousins, cientista ambiental da Universidade de Estocolmo, refere que os locais com leituras superiores a mil nanogramas por quilo deveriam ser "urgentemente avaliados" para que possam ser remediados.

"Em sítios [altamente] contaminados, as autoridades locais deveriam considerar a possibilidade de testar para garantir que os níveis de PFAS são seguros nos produtos locais. Isto ajudaria a determinar se são necessários conselhos de saúde locais e campanhas de publicação para desencorajar o consumo regular de peixes selvagens, mariscos, ovos [produzidos por galinhas] ao ar livre", acrescentou ao Guardian.

Notícia actualizada às 17h com dados específicos acerca dos nove (e não oito) pontos de contaminação em Portugal.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários