Cuba, que linda és, Cuba

O leitor José P. Costa foi de Havana até Varadero, passando por Cienfuegos, Trinidad e Santa Clara, e voltou rendido aos encantos do país das Caraíbas.

Foto
Havana Velha José P. Costa

Cuba foi descoberta por Cristóvão Colombo em 24 de Outubro de 1492, ou seja, há 530 anos. A ilha era povoada por indígenas, os quais lhe chamavam Bohio. Sebastião del Ocampo, em 1509, começou a sua colonização. O primeiro movimento de independência foi conduzido por Carlos Manuel de Céspedes, entre 1868 e 1878. José Marti (1853-1895), o herói nacional, foi condenado e deportado pelas suas actividades consideradas subversivas, e, no regresso a Cuba, fundou em 1892 o Partido Revolucionário Cubano, que em 1895 deu início a uma guerra pela independência, mas na qual acabou por falecer. Em 1898, os Estados Unidos invadiram em Cuba, e esta ilha passou a ser uma colónia sua, tendo, durante as primeiras décadas do século XX, continuado a exercer a sua influência, também através do seu fiel e subserviente Fulgêncio Batista, até que, no dia 1 de Janeiro de 1959 guiados por Fidel Castro, Che Guevara e muitos revolucionários venceram, dando início à Revolução Cubana que se mantém viva, apesar das muitas vicissitudes por que tem passado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários