O que doar aos sobreviventes do terramoto na Turquia e Síria — e como

Doar dinheiro é a forma mais eficiente de ajudar as equipas e organizações no terreno, que precisam de meios e reforços para ajudar sobreviventes e retirar pessoas dos escombros.

Foto
A comunidade turca doa bens às vítimas do terramoto na Turquia e Síria, em Berlim Reuters

À medida que a ajuda internacional começa a aterrar na Turquia e Síria, onde um conjunto de sismos, o maior dos quais com magnitude 7,8 na escala de Richter, vitimou pelo menos seis mil pessoas e deixou dezenas de milhares a precisar de assistência urgente durante a noite de segunda-feira, há outras formas de ajudar, mesmo à distância.

Doar dinheiro às organizações que já conhecem bem o terreno e as necessidades da população, em vez de enviar bens, é a forma mais eficiente de ajudar os sobreviventes, muitos deles já deslocados por causa da guerra.

"Uma doação monetária permite que as organizações que trabalham no terreno adquiram rapidamente os materiais de que necessitam para responder às necessidades em constante mudança das pessoas afectadas", explica a Charity Navigator, uma organização que avalia o impacto das organizações com sede nos Estados Unidos da América, para ajudar a maximizar o impacto da doação.

É importante doar a organizações registadas e com provas dadas e prestar atenção à veracidade das campanhas de angariação de fundos divulgadas nas redes sociais.

Capacetes Brancos

Na Síria, um dos grupos com mais experiência a resgatar civis soterradas em escombros são os chamados Capacetes Brancos. Os voluntários da Defesa Civil Síria, que já foram nomeados para o Nobel da Paz, sabem ainda como construir abrigos e repor serviços básicos.

Com milhares de pessoas ainda desaparecidas, o grupo tem "três mil voluntários à procura de sobreviventes e a puxar os mortos dos edifícios destruídos, debaixo da chuva e de temperaturas geladas", lê-se no site onde têm uma campanha de angariação de fundos activa, em dólares norte-americanos, euros e libras. "As doações são processadas com segurança e 100% do dinheiro angariado vai directamente para os Capacetes Brancos", lê-se.

O dinheiro doado será usado para comprar mais equipamento de elevação, combustível para transportar os feridos e construir abrigos de emergência, continuando um trabalho de anos.

Portugal com ACNUR

A fundação Portugal com ACNUR, parceira da Agência da ONU para os Refugiados, também tem uma campanha activa, uma vez que as zonas junto ao epicentro dos terramotos de magnitude de 7,8 na escala de Richter são centros das operações humanitárias da ACNUR. Ao doar 30 euros estás a "pagar a alimentação para uma criança durante um mês", lê-se no site da campanha de angariação de fundos, que permite doar qualquer valor. Também é possível doar por transferência bancária.

Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância está a recolher donativos também a pensar em assegurar cuidados para as crianças que estão desacompanhadas. A campanha de angariação de fundos da Unicef está a decorrer neste site.

Crescente Vermelho

O Crescente Vermelho, a maior organização humanitária da Turquia, federada com a Cruz Vermelha Internacional, disponibilizou os dados da conta internacional, dizendo ser a melhor forma de ajudar à distância, por agora. Em termos de materiais, os bens mais urgentes são dezenas de milhares de tendas, aquecedores para as tendas e cobertores, bem como roupas térmicas e kits de primeiros socorros, diz a associação.​ Além de doações pontuais, há organizações que aceitam donativos regulares mensais, que contribuem para esforços de recuperação a longo prazo, quando as doações começam a cessar.

Fundação AMI

A Fundação AMI está a recolher donativos para "uma missão de emergência de apoio à população afectada pelo sismo na Turquia e Síria". Segundo o que explicam, estão a trabalhar com a organização sem fins lucrativos Syria Relief and Development, o parceiro local da AMI na fronteira com a Síria.

Aldeia de crianças SOS

As Aldeias de Crianças SOS na Síria relataram que "todas as crianças e famílias ao seu cuidado, bem como o pessoal localizado em Damasco e na sua zona rural, estão a salvo", lê-se, no site da organização, em português. Estão também a fazer uma recolha de donativos.

Recolha de bens no Porto e Lisboa

A Embaixada da Turquia em Lisboa e o Porto Solidário estão a organizar recolhas de materiais, que devem ser "novos e adequados para condições de Inverno": roupa de Inverno, tendas, colchões para tendas, mantas, garrafas térmicas, lanternas, comida enlatada, fraldas, pensos higiénicos, produtos de higiene e leite em pó.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários