Sintonizemos novamente a hora Cliché: uma vontade de fazer, de agitar

Numa cave no Bairro Alto, no início dos anos 1980, abria uma loja de roupa que era também loja de discos e editora. Chamava-se Cliché. Um livro conta a sua história.

Foto
João Pinto Nogueira

Dezembro de 1974. João Pinto Nogueira regressava de Londres, onde vivia expatriado há cinco anos, escapando para poder respirar livremente, fugindo ao destino das guerras em África a que a ditadura condenava a juventude portuguesa. Londres fora a cidade onde estudara Engenharia Mecânica, um espaço de liberdade e efervescência cultural em que ocupava as noites a seguir a música que ali se fazia ouvir no Ronnie Scott’s, no Roundhouse, no Marquee, Roxy Music e Pink Floyd, Rolling Stones e Frank Zappa ao alcance da mão. Voltou para o primeiro Natal pós-revolução.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar