Associação diz que nenhuma vaga gratuita nas creches privadas foi activada, mas Governo desmente

Creches do sector social de 168 concelhos de Portugal continental sem qualquer vaga, 79 creches privadas já foram “activadas” e houve 400 pedidos de privados para aderir à rede, diz governante.

Foto
Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular pede mudanças nas regras Paulo Pimenta

Susana Dias, de 40 anos, tinha a esperança de que, este mês, iria encontrar uma vaga numa creche privada para o filho de um ano, para quem não havia conseguido um lugar no sector social. Em Dezembro, preencheu o formulário da Segurança Social a sinalizar o seu interesse numa vaga, e acreditava que o início do ano lhe traria boas notícias. Mas nada correu como a psicóloga previa. A creche onde pôs, entretanto, o filho, disse-lhe que não vai aderir à bolsa do programa Creche Feliz, onde estarão todos os espaços privados que podem receber crianças gratuitamente. E a busca de “mais de dez creches” nas freguesias de Alvalade e Campo Grande, em Lisboa, onde mora, teve o mesmo resultado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários