Cambridge vai devolver 116 bronzes do Benim, mas o gesto de restituir não é óbvio para todos

A onda de devoluções de peças incorporadas em colecções europeias e americanas em contexto colonial parece imparável. Entretanto, uma petição no sentido contrário visa agora a Smithsonian Institution.

Foto
Bracelete em latão que integra o lote de bronzes do Benim do Museu de Arqueologia e Antropologia de Cambridge Cortesia: Universidade de Cambridge

Não é exagero dizer que semana sim, semana não, há notícias dando conta da restituição de bronzes do Benim à Nigéria ou de esculturas de terracota a Itália; de mais um passo (para a frente ou para trás) no interminável debate sobre a eventual devolução à Grécia dos mármores do Pártenon expostos no Museu Britânico, ou de outro curador de museu ou marchand suspeito de envolvimento em redes de tráfico de antiguidades.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar