Mau tempo: choveu numa hora um terço do esperado para o mês de Dezembro

O comandante nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, disse ainda que Leiria, Beja, Évora e Portalegre se encontram em alerta amarelo.

Foto
Inundações em Lisboa provocaram uma vítima mortal António Pedro Santos/Lusa

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) elevou esta quinta-feira o estado de alerta para laranja nos distritos de Lisboa, Setúbal, Faro e Santarém até às 14h devido às chuvas fortes que se fazem sentir no continente. Em apenas uma hora, choveu na região de Lisboa um terço da média para o mês de Dezembro.

O comandante nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, disse ainda que Leiria, Beja, Évora e Portalegre encontram-se em "alerta amarelo". À TSF, fonte do IPMA explicou que durante uma hora, na região de Lisboa, choveu um terço do esperado para o mês de Dezembro.

Na sede da ANEPC em Carnaxide, em Oeiras, André Fernandes indicou que no distrito de Lisboa e Setúbal há várias estradas e linhas de comboio cortadas.

"Temos as vias cortadas no IC 20, no acesso à Costa da Caparica, no distrito de Setúbal; temos a radial de Benfica, em Lisboa, cortada em ambos os sentidos por inundação; e temos a circulação [ferroviária] interdita na Linha do Norte, entre Oriente e Alverca", adiantou.

Também o acesso às estações de comboio, nomeadamente na Linha de Cascais, em Algés, está cortado. "A Linha de Sintra, na estação da Amadora, também está cortada por inundação", sublinhou.

André Fernandes acrescentou que os acessos às estações de Alcântara e Campolide, em Lisboa, estão interditos devido a inundação.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê chuva forte e trovoada até às 2h30, havia colocado durante a noite os distritos de Lisboa, Faro e Santarém em aviso vermelho.

De acordo com o IPMA, o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.

Setúbal, Leiria e Beja foram colocados em aviso laranja e os restantes distritos em amarelo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários