O mundial de surf adaptado está a chegar — e Marta Paço quer ganhá-lo outra vez

A jovem já venceu duas medalhas de ouro no campeonato europeu e mundial de surf adaptado, mas espera vencer o primeiro lugar na Califórnia. Camilo Abdula e Tomás Freitas também vão competir.

Foto
Marta Paço procura revalidar título nos Mundiais de surf adaptado DR

Portugal vai estar representado por três atletas nos mundiais de surf adaptado, entre os quais Marta Paço que volta a Pismo Beach, na Califórnia, para defender o título conquistado no ano passado.

A jovem natural de Viana do Castelo, que em 2019 venceu o primeiro campeonato europeu de surf adaptado e em 2021 repetiu o feito no mundial dos Estados Unidos para atletas com deficiência visual, procura agora ganhar mais uma medalha de ouro na competição que começa no domingo e termina a 11 de Dezembro.

Além da atleta, vão também marcar presença na competição, Camilo Abdula, que nos Mundiais do ano passado foi quarto na classe Stand 1 e é vice-campeão europeu, e o estreante Tomás Freitas.

O presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), João Aranha, espera uma boa prestação e está confiante na conquista de medalhas por parte da equipa portuguesa, treinada por Tiago Prieto. “A Marta Paço vai defender o título, que consiga uma excelente prestação e uma medalha”, afirmou João Aranha. “Também temos expectativa de que desta vez Camilo Abdula consiga chegar ao pódio”, acrescentou.

O estreante Tomás Freitas, de 17 anos, chega à competição depois de se ter sagrado em Setembro vice-campeão mundial de kneeboard, e é, segundo João Aranha, “mais uma aposta na juventude e num bom resultado”.

Marta Paço nasceu cega e, por isso, em Pismo Beach, vai competir na classe Vl1 (deficiência visual), enquanto Camilo Abdula vai disputar a classe Stand1 e Tomás Freitas a Kneel, ambas para atletas com deficiências físicas.

Segundo o presidente da FPS, o surf para pessoas com deficiência “tem vindo a crescer”, mas “ainda não há condições” para a criação de uma competição nacional regular.

O surf estreou-se no programa dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, disputados em 2021, mas não figura ainda no programa paralímpico.

Sugerir correcção
Comentar