397 dias, cinco opções e três locais. Portugal mais perto de decidir localização de novo aeroporto

Foi há mais de meio século que Portugal começou a discutir a construção de um novo aeroporto. Agora, uma comissão técnica independente inicia o estudo de várias opções, já com pistas em cima da mesa.

i-video
Novo aeroporto de Lisboa no papel há cinco décadas Joana Bourgard, Joana Gonçalves

Cinco soluções (para já), três localizações (uma delas nunca antes aventada) e uma comissão técnica independente que junta peritos de várias áreas para dar aos decisores políticos aquilo que na língua inglesa se costuma chamar food for thought. São estes os ingredientes para que, no prazo máximo de 397 dias, o Governo de António Costa tenha os elementos técnicos para uma escolha política informada sobre onde será construído o novo aeroporto de Lisboa, mais de meio século depois de se ter iniciado em Portugal o processo de selecção da localização da infra-estrutura que permita aumentar a capacidade instalada na Portela.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários