Inquérito de Estimação: Associação Causas de Caudas

No nosso Inquérito de Estimação, damos palco a associações e grupos de ajuda de animais que o mundo deve conhecer. A Causas de Caudas recolhe, esteriliza e devolve gatos às colónias onde pertencem.

Foto
Por vezes, a Associação Causas de Caudas também coloca alguns dos gatos recolhidos para adopção Associação Causas de Caudas

A ideia nasceu de uma discussão entre três amigos e, em Maio de 2016, começou a funcionar. A Causas de Caudas, associação sem fins lucrativos que actua nos municípios do Porto, Matosinhos e Gondomar, dedica-se a contribuir para o bem-estar dos gatos errantes através da captura, esterilização e devolução destes animais às colónias onde foram encontrados.

Contudo, além destas três áreas de actuação, a organização também promove a adopção de alguns destes animais nas redes sociais. Sally, Carmencita e Aurora são alguns dos exemplos.

Como a Causas de Caudas não tem estabelecimento próprio, são as famílias de acolhimento temporário [FAT] que cuidam destes gatos até serem adoptados. Este ano, foram 78 os que encontraram uma nova família, mas os números das intervenções são muito superiores: 926 gatos foram esterilizados e devolvidos ao habitat natural com um pequeno corte na orelha esquerda, que os distingue dos outros.

Foto
Sally, em cima, Carmencita, em baixo e Aurora Associação Causas de Caudas

Catarina Pinto de Almeida, da direcção, e a voluntária Daniela Brandão Abreu responderam ao nosso inquérito e explicam que a associação também não tem funcionários, pelo que são os voluntários que fazem todo este trabalho.

No entanto, ressalvam, isto não significa que a associação só aceite pessoas da área da medicina veterinária. Na verdade, toda a gente se pode juntar à equipa.

Uma medida prioritária pelos direitos dos animais

Para nós, a medida mais prioritária é o controlo da sobrepopulação, através da obrigatoriedade da esterilização, permitindo melhorar o bem-estar animal.

Um caso marcante

Todos os animais são importantes para nós. Mas os mais debilitados e que exigem maior dedicação e esforço da nossa parte acabam por ser aqueles que mais nos marcam ao longo deste percurso. Temos dois gatos machos geriátricos, que estão em regime de FAT, mas que provavelmente nunca serão adoptados, porque ainda existe preconceito e preocupação em adoptar um animal idoso.

Também temos a história de uma ninhada de três crias de gatos bebés, que capturamos em Vila Nova de Gaia e que tinham sérios problemas oculares. Uma das gatas acabou por perder totalmente a visão, mas foram todos adoptados e fazem as delícias das famílias.

Um conselho para quem quer adoptar um animal

Se a pessoa tiver tempo e disponibilidade financeira para ter uma vida que vai depender dela, adoptar é uma boa ideia. Mas se não pode assumir essa responsabilidade, talvez seja melhor ser uma família de acolhimento temporário, porque todas as despesas médico-veterinárias com a alimentação e a higiene estão a cargo da associação. Mas pode contribuir de forma significativa para salvar uma vida, ou até mais.

Um projecto que tem que ser conhecido

A Associação Midas (Movimento Internacional para a Defesa dos Animais), de Matosinhos, que se dedica a acolher, tratar e encaminhar animais para adopção, sobretudo cães e gatos. Em Setembro de 2022, inauguraram a Clínica Veterinária Midas, na Senhora da Hora, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Uma pessoa anónima que vale a pena conhecer

Cada vez mais valorizamos o papel dos cuidadores das colónias, pelo esforço e dedicação pelos animais de rua, mas que consideram como sendo seus. Muitos destes cuidadores tiram do pouco que têm para dar a um animal, um gesto nobre e que deveria ser mais valorizado pela sociedade.

Sugerir correcção
Comentar