Semana começa com chuva e ventos fortes. Seis distritos sob aviso amarelo

Rajadas de vento podem chegar aos 95 quilómetros por hora. Castelo Branco e Guarda com aviso amarelo devido à queda de neve.

Foto
Semana arranca com mau tempo na generalidade do país Paulo Pimenta/Arquivo

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro, Braga e Viseu estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vai prolongar-se até às 15h desta segunda-feira e depois repete, entre as 9h e as 15h de terça-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Castelo Branco, Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga por causa do vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas entre as 12h e as 18h desta segunda-feira.

Castelo Branco e Guarda vão estar igualmente com aviso amarelo entre as 15h desta segunda-feira e as 9h de terça-feira devido à queda de neve acima dos 1400 metros, com acumulação de 1600 metros, que poderá ser de dois centímetros na Torre da Serra da Estrela.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros entre as 9h desta segunda-feira e as 12h de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para céu muito nublado ou encoberto e períodos de chuva no continente, mais frequente e intensa nas regiões Norte e Centro, que poderá ser por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde.

Há também possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda ocasional de granizo, na região Norte até meio tarde e queda de neve nos pontos nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do meio da tarde, baixando a cota para os 1200/1400 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento moderado de oeste, por vezes forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Espichel, soprando forte com rajadas até 95 km/h nas terras altas e neblina temporária até final da manhã.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 21 (em Faro).

Sugerir correcção
Comentar