Em contagem decrescente para uma Europa eléctrica, Toyota traz Prius plug-in

O modelo que conquistou as celebridades de Hollywood foi revelado em Los Angeles. Na Europa, a partir da próxima Primavera, será proposta a mecânica híbrida de ligar à corrente.

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O Toyota Prius surge com um centro de gravidade mais baixo, o que espera conseguir influenciar a forma como a condução é percepcionada DR

Foi na soalheira Califórnia que o Prius arrebatou os corações das estrelas de Hollywood. Jennifer Aniston, Julia Roberts, Leonardo DiCaprio e Tom Hanks são apenas uma amostra das celebridades que se renderam ao primeiro modelo híbrido de sucesso da Toyota, que era por si só uma espécie de declaração de interesses. Por isso, nada mais natural do que escolher o Salão de Los Angeles para revelar a nova geração, na última quarta-feira, num momento em que o fuso horário da Costa Leste americana entrou em sintonia com os relógios nipónicos.

Já a Europa terá de esperar mais um pouco: o Prius chega a 5 de Dezembro e, no continente onde se espera acabar com a produção e comercialização de novos automóveis com motores a combustão até 2035, apenas será proposto na versão híbrida de ligar à corrente, que continua a contar com benefícios fiscais em alguns países, como em Portugal.

É que, por mais que os veículos eléctricos (BEV, de veículo eléctrico a bateria) sejam uma tendência em crescimento na Europa, no resto do mundo ainda se caminha rumo a um futuro menos poluente a várias velocidades: de acordo com a Bloomberg, dos 70,6 milhões de veículos vendidos em todo o mundo, em 2021, apenas 4,5 milhões eram BEV.

E, tendo em conta por um lado o preço elevado dos BEV e a preocupação cada vez maior de reduzir a pegada ambiental, a Toyota considera que a tecnologia híbrida continua a ser uma aposta certeira.

Para os europeus, a quinta geração do modelo, que, até à data, já vendeu 4,75 milhões de unidades, adopta o sistema plug-in hybrid (PHEV) de nova geração da Toyota, que recorre a uma maior bateria de alta capacidade, associada a um gerador mais potente e a um motor a gasolina de 2,0 litros para uma potência combinada de 223cv. “Em comparação com a actual geração de 122cv, o aumento da potência assegura uma aceleração forte e reactiva”, realçam. E os números comprovam-no: o novo modelo cumpre a aceleração de 0-100 km/h em 6,7 segundos (a geração anterior precisava de 11,1 segundos).

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Toyota Prius 2023 DR

Apesar de estar mais afoito, a Toyota sublinha que o trabalho realizado teve sempre em mente o objectivo de pôr o Prius a circular sobretudo a electricidade, deixando a gasolina reservada para viagens maiores. Para tal, incluiu uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 13,6 kWh e com “células de maior densidade energética”, apresentando uma autonomia eléctrica para mais de 60 quilómetros. E a electricidade consumida pode ser ainda mais amiga do ambiente se se comprar o opcional que inclui células de energia no tejadilho para aproveitar a energia solar (mas ainda não se sabe em que mercados estará disponível).

A maior potência é reforçada por um desenho de carroçaria que visa, através de linhas aerodinâmicas, “optimizar o fluxo de ar e alcançar uma excelente eficiência de combustível, manuseamento e estabilidade”. A presença em estrada é ainda marcada por um carro que cresceu na largura (2,2 centímetros), mas que reduziu o comprimento em 4,6cm. A distância entre eixos, porém, cresceu cinco centímetros, favorecendo o espaço no habitáculo.

Assente na plataforma GA-C de segunda geração da Nova Arquitectura Global Toyota (TNGA), que reduz o peso e aumenta a rigidez, o Prius surge com um centro de gravidade mais baixo, o que espera conseguir influenciar a forma como a condução é percepcionada por quem se senta ao volante.

Curiosamente, e um pouco em contramão com o que o sector tem andado a explorar, a posição de condução é baixa, com o intuito de promover sensações desportivas. No interior, destaca-se um painel de instrumentos limpo, que combina um ecrã de instrumentação digital numa posição elevada a um ecrã central, sobre o tablier, que inclui as informações essenciais do info-entretenimento. O ar condicionado conta também com um pequeno ecrã, mas o seu manuseamento é feito através de botões físicos.

A quinta geração do Toyota Prius começará a chegar aos mercados na Primavera do próximo ano, sem que haja qualquer estimativa de valores. Como referência, um Prius Plug-In usado, de 2021 e com 30 mil quilómetros, é proposto entre os usados Toyota por 40.500 euros.

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