Qatar 2022: quando o soft power é, afinal, sportswashing

O Mundial “é o auge” de uma estratégia de milhares de milhões de euros por parte do Qatar. O futebol tornou-se um meio para obter exposição e relevo, mas a publicidade pode tornar-se negativa.

Foto
O Qatar tenta promover-se utilizando o desporto Marko Djurica/Reuters

A organização do Mundial de Futebol foi atribuída ao Qatar há 12 anos, mas a estratégia de usar o que muitos chamam soft power desportivo por parte do pequeno emirado começou há 20 anos, com o patrocínio de várias modalidades (através da Qatar Airways, hoje parceira oficial da FIFA) e a organização das primeiras competições. A aposta no desporto, em particular no futebol, para aumentar o reconhecimento internacional do país deveria culminar domingo, no estádio Al-Bayat, palco do jogo de abertura entre o Qatar e o Equador. Mas manter uma narrativa coerente é um elemento fundamental do soft power e é aí que começam as falhas do projecto qatari.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários