Mais três equipamentos integrados na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Cine-Teatro de Benavente, Centro Cultural de Carregal do Sal e Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço juntam-se agora aos 81 equipamentos que já faziam parte da rede.

Foto
A rede conta agora com 84 equipamentos distribuídos por todo o país ADRIANO MIRANDA

O Cine-Teatro de Benavente, o Centro Cultural de Carregal do Sal e o Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço vão fazer parte da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), que passa assim a contar com 84 equipamentos culturais.

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) anunciou esta terça-feira, em comunicado, que “aos 81 equipamentos culturais já credenciados juntam-se agora três novos teatros/cineteatros”.

O processo de credenciação de teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais na RTCP reabriu no dia 1 de Julho. Estes três equipamentos “têm agora a possibilidade de se candidatar ao concurso de apoio à programação da RTCP, que abrirá em data a anunciar”.

No ano passado, 81 equipamentos culturais de todo o país passaram a fazer parte da RTCP, “sob o compromisso de cooperarem entre si, promovendo o direito à fruição e criação cultural qualificada de toda a população, bem como a circulação da criação artística e as co-produções entre entidades”.

Destes, 39 receberam apoio financeiro para programação. Os equipamentos culturais seleccionados receberão entre 50 mil e 200 mil euros anuais, de 2022 a 2025.

O concurso de apoio financeiro aos equipamentos culturais credenciados da RTCP dispõe de um montante anual de seis milhões de euros para o quadriénio 2022-2025, perfazendo um total de 24 milhões de euros.

A RTCP foi criada para combater as assimetrias regionais e para fomentar a “coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”.

O Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, o Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, o Coliseu do Porto, o Teatro das Figuras, em Faro, o Teatro Municipal de Ourém e o Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, são alguns dos equipamentos que fazem parte desta rede.

Sugerir correcção
Comentar