Covid-19: índice de transmissão do vírus aumenta em Portugal

O índice de transmissibilidade do coronavírus subiu para 0,98 a nível nacional, aumentando em todas as regiões de Portugal continental e na Madeira.

Foto
A subida do R(t) surge após a redução acentuada da taxa de incidência de contágios e do índice de transmissão do vírus Tiago Lopes

O índice de transmissibilidade R(t) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 0,98 a nível nacional, aumentando em todas as regiões de Portugal continental e na Madeira, estimou o Instituto Ricardo Jorge (Insa).

De acordo com o relatório sobre a evolução dos casos de covid-19 divulgado esta quinta-feira, o valor médio do R(t) entre 18 e 22 de Outubro é de 0,98 em Portugal, o que representa um aumento de 0,88 em relação ao período entre 11 e 15 deste mês.

Esta subida surge após a redução acentuada da taxa de incidência de contágios e do índice de transmissão do vírus, depois de ter cessado, a 1 de Outubro, a situação de alerta em Portugal continental, o que levou a uma redução do número de testes de despiste do SARS-CoV-2.

Perante isso, o Insa reconheceu que a diminuição dos valores da incidência e do R(t) podia “não corresponder a decréscimos reais” de casos. Segundo os dados mais recentes do instituto, o R(t) — que estima o número de casos secundários de infecção resultantes de cada pessoa portadora do vírus — aumentou nas regiões de Portugal continental, estando em 0,89 no Norte, 1,14 no Centro, 0,96 em Lisboa e Vale do Tejo, 0,89 no Alentejo e 0,90 no Algarve.

As duas regiões autónomas registam um R(t) superior ao limiar de 1, com 1,07 nos Açores e 1,24 na Madeira, indica o relatório, que adianta que a média de casos a cinco dias está nas 922 infecções diárias a nível nacional, sendo mais baixa no continente (801).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários