Há 12 futebolistas internacionais por Israel que são portugueses

Lei dos sefarditas abriu a porta a muitos jogadores de Israel para obterem a nacionalidade portuguesa e, assim, verem facilitado o salto para os campeonatos europeus. Entre eles, estão 12 internacionais e os dois futebolistas mais valiosos do país.

Foto
O israelita Manor Solomon num jogo contra Portugal, em 2021, quando ainda não tinha a nacionalidade portuguesa MANUEL DE ALMEIDA

Shon Weissman e Tai Baribo marcaram os golos do triunfo de Israel frente à Albânia (2-1), a 24 de Setembro, garantindo a promoção da equipa nacional ao escalão principal da próxima edição da Liga das Nações. Golos importantes de dois jogadores que são também portugueses por naturalização, ao abrigo da lei dos sefarditas, que concede a nacionalidade aos descendentes de judeus sefarditas que receberam ordem de expulsão da Península Ibérica no final do século XV.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 35 comentários