Conheça a equipa: Célia Rodrigues fomenta a inovação do PÚBLICO através da infografia

O que há por detrás da notícia, como é pensado um jornal, quem são as pessoas que todos os dias lhe fazem chegar o mundo às mãos – nesta série de vídeos, damos-lhe um passe de acesso privilegiado aos bastidores do PÚBLICO. No sétimo episódio, conversamos com Célia Rodrigues, responsável pela equipa de infografia.

Célia Rodrigues é coordenadora do departamento de infografia do PÚBLICO Entrevista: Joana Bettencourt. Produção: Elizabeth Vieira. Imagem e edição: Ana Zayara Coelho

Célia Rodrigues está no PÚBLICO desde que o jornal nasceu, em 1990. É formada em Sociologia, mas nunca exerceu, porque o gosto pela infografia falou mais alto. Hoje não consegue imaginar como teria sido a sua vida, caso não tivesse descoberto esta paixão.

Tudo mudou com a introdução do meio digital, sublinha Célia, que trabalha a infografia do PÚBLICO há mais de três décadas. Há novos processos e tecnologias, mas o essencial mantém-se: a necessidade de transmitir a informação de forma visual, apelativa e sucinta, “simples, mas não simplista”, explica.

A responsável pela infografia faz questão de realçar a importância do trabalho em equipa, que resulta em vários trabalhos premiados. Destaca o projecto “50 Anos Apolo 11 – Espaço 1969”, que, em 2019, recebeu a medalha de prata na 28.ª edição dos prémios Malofiej, na categoria Infografia Digital.


Texto editado por João Mestre

Sugerir correcção
Comentar