Seis comandos com processos disciplinares por se filmarem a tomar banho em grandes panelas de cozinha

Situação ocorreu no final do mês passado e as imagens foram entretanto divulgadas nas redes sociais.

Foto
ANTÓNIO COTRIM

O Exército abriu processos disciplinares a seis militares do Regimento dos Comandos na sequência da divulgação, no final do mês passado, de imagens em que estes eram vistos a tomar banho dentro de grandes panelas da cozinha militar do quartel de Belas, no concelho de Sintra. Entres estes militares, três são arguidos em dois processos abertos posteriormente e por “também directa ou indirectamente” terem estado alegadamente “envolvidos” na situação, acrescenta um comunicado divulgado esta quinta-feira.

O caso veio a público no final do mês passado quando, nas redes sociais, começaram a circular vídeos e também fotografias de militares a tomarem banho dentro das grandes panelas da cozinha militar. Apenas vestidos com roupa interior, dois Comandos eram vistos dentro dos utensílios de cozinha cheios de água. Noutras imagens, militares vestidos eram também vistos dentro dos mesmos equipamentos, junto de garrafas de cerveja.

Logo depois de conhecidas as imagens “foram imediatamente instruídos processos disciplinares a três militares do Regimento de Comandos, com notificação da sua culpabilidade”, informa o Exército em comunicado divulgado esta quinta-feira. Neste momento, encontra-se a decorrer o prazo para pronúncia sobre as acusações imputadas dos implicados.

No seguimento desses três processos disciplinares, “foram imediatamente abertos outros dois processos disciplinares, que se encontram em fase instrutória”, tendo por base inquirições de testemunhas e análise de videovigilância da unidade, informa ainda o Exército.

São ainda arguidos nestes processos três militares, “também directa ou indirectamente envolvidos nas situações que vieram a público”. No comunicado divulgado esta quinta-feira, o Exército “reitera, de modo veemente, o seu repúdio sobre actos desta natureza”.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários