A tempestade de poeiras do Sara vista do espaço

Imagem registada por satélite do programa Copérnico mostra o manto cor de pérola que pairava no dia 3 de Outubro sobre as ilhas Canárias. A nuvem de poeira oriunda do deserto africano degradou a qualidade do ar na Península Ibérica.

Foto
Uma forte tempestade de poeiras do Sara avança sobre as ilhas Canárias Programa Copérnico/DR

Uma forte tempestade de poeiras do Sara avança sobre o Oceano Atlântico, tornando turva a vista aérea das ilhas Canárias. Uma imagem registada pelo satélite europeu Sentinela 2, do programa Copérnico, mostra o manto cor de pérola que pairava no dia 3 de Outubro sobre Tenerife, Grande Canária e La Gomera.

A nuvem de poeira oriunda do deserto africano degradou a qualidade do ar na Península Ibérica. Contudo, esta deterioração não suscita a mesma preocupação que se registou em Março de 2022, quando as poeiras chegaram em grande quantidade à Europa e causaram não só a descida das temperaturas mas também poluição atmosférica.

“A previsão desses eventos é importante porque a poeira em suspensão faz com que a qualidade do ar piore significativamente. O Sistema de Monitoramento da Atmosfera Copérnico (CAMS, na sigla em inglês) fornece previsões para ajudar os decisores políticos, cidadãos e outras partes interessadas a planear a mitigação dos efeitos negativos”, refere o comunicado de imprensa do programa europeu.

Sugerir correcção
Comentar