Medidas de protecção e regeneraçao do solo “são insuficientes”

O presidente da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo, Carlos Alexandre, alerta para a perda de matéria orgânica na terra. Solos regenerados são parte da solução para problemas relacionados com agricultura ou impacto das secas, garantem especialistas.

Foto
Solos saudáveis têm maior resiliência para resistir aos efeitos da seca Miguel Manso

O presidente da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo, Carlos Alexandre, considera que as actuais medidas de protecção e regeneração dos solos são insuficientes, e alerta para a perda de matéria orgânica.

Citado num comunicado do movimento internacional “Salve o Solo”, o professor da Universidade de Évora diz não considerar que as medidas sejam suficientes, contrapondo que “todas as práticas de gestão que contribuem para o aumento da matéria orgânica do solo estão também a contribuir para o aumento das reservas de água, principalmente no solo e no subsolo e, portanto, a contribuir para aumentar a resistência e resiliência dos ecossistemas e agro-sistemas a períodos de escassez de água”.

O movimento “Salve o Solo” defende como solução para problemas relacionados com agricultura ou impacto das secas o aumento do teor de matéria orgânica no solo português em entre três a seis por cento.

A matéria orgânica do solo e a actividade biológica, incluindo as raízes das plantas, são essenciais para promover a porosidade do solo, o que permite que o excesso de água seja drenado para maiores profundidades, salienta o responsável, no documento.

Maria José Roxo, professora catedrática da Universidade Nova, investigadora na área da desertificação, degradação de ecossistemas ou alterações climáticas, afirma também, citada no mesmo comunicado, que é incontestável a importância de um solo saudável, e que a necessidade de o converter ou regenerar “é uma prioridade e uma obrigação”.

“Solos saudáveis funcionam como uma esponja, absorvendo a água da chuva e com um grau de infiltração mais elevado, permitindo que a água circule para o interior. Desta forma, esta água irá alimentar os lençóis de água subterrâneos, que irão alimentar as nascentes e consequentemente os rios”, diz a especialista.

Mais nutrientes, menos pesticidas

Maria José Roxo nota ainda que num solo saudável e bem gerido as culturas recebem mais nutrientes e as necessidades de produtos agro-químicos são menores.

No comunicado, o movimento recorda a seca hidrológica em Portugal, os incêndios, e mais recentemente chuvas fortes que provocaram inundações pontuais para salientar que a importância do solo não pode ser negligenciada, tanto mais que se estima que 58% de Portugal esteja em risco de desertificação.

A degradação do solo, alerta o movimento, é uma das principais causas, ainda que “frequentemente ignorada” das secas e das inundações. E acrescenta que o aumento de matéria orgânica no solo é directamente proporcional à capacidade de retenção de água no solo.

O movimento “Salve o Solo”, apoiado pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e pelo Programa Alimentar Mundial, recomenda que os governos em todo o mundo criem legislação que imponha um mínimo de três a seis por cento de conteúdo orgânico em todos os solos agrícolas nos seus respectivos países.

O movimento foi criado por Jaggi Vasudev, normalmente citado como Sadhguru, um místico e escritor indiano que fundou a Fundação Isha.

Em Julho, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou à acção para “um futuro sem seca” e disse que “cada dólar investido na recuperação dos solos multiplica-se por 30”, atendendo ao impacto ambiental positivo.

Sugerir correcção
Comentar