Madeira processa 46 toneladas de uvas, quase o dobro da produção de 2021

A região vai processar 46 toneladas de uvas, quase o dobro de 2021, releva o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira. No Porto Santo, uvas darão sobretudo vinhos tranquilos.

Foto
Gregório Cunha

As intenções registadas para as vindimas deste ano ascendem às 46 toneladas de uvas processadas, revelou esta quarta-feira a presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira. Em 2021, situou Paula Jardim, “foram processadas 26 toneladas de uvas para Vinho Madeira e vinho tranquilo”.

A vindima ainda não acabou, mas é então expectável que o processamento de uvas supere em quase o dobro o valor registado no ano passado.

No Porto Santo, entre as uvas que ainda serão processadas este ano, apesar de os dados não estarem fechados, Paula Jardim acredita que o seu destino possa ser maioritariamente para produzir vinhos de mesa.

Recorde-se que, como o Terroir noticiou no início de Setembro, novos agentes económicos, do arquipélago e de fora da região, encontraram recentemente nas uvas do Porto Santo apetência para produzir também vinhos tranquilos, o que fez com que a intenção de processamento de uvas daquela ilha tenha quase duplicado face ao valor registado no ano passado.

Segundo explicou, à Lusa, Paula Jardim, só no ano passado é que os operadores económicos (salvo honrosas excepções) manifestaram interesse em produzir na ilha dourada vinhos tranquilos com as castas brancas porto-santenses Caracol e Listrão. Resultado: estas uvas atingiram em 2022 um valor que ronda os quatro euros por quilograma, sendo actualmente as mais caras do país.

“Porque, no fundo, há uma apetência para a criação destes vinhos tranquilos e a quantidade de uvas também não é assim tão grande. Há mais procura do que oferta da matéria-prima”, justifica Paula Jardim.

Este ano “continua a haver um interesse muito grande” naquelas castas e uma das empresas que começou a produzir vinho tranquilo com uva porto-santense, Companhia de Vinhos dos Profetas e dos Villões​, do enólogo e produtor António Maçanita, construiu uma pequena adega no Porto Santo, o que lhe permite processar as uvas na ilha ao invés de ter de as transportar para a Madeira (o que acontecia no passado e ainda acontece para a generalidade dos operadores que querem certificar estes brancos).

“São duas castas diferentes, o terroir do Porto Santo é diferente do nosso, são solos arenosos, com pH elevados, completamente diferentes dos da Madeira. Todo esse terroir dá umas características diferenciadoras à uva e, consequentemente, ao vinho”, salienta a presidente do IVBAM.

As uvas processadas no ano passado (e no passado) no Porto Santo para vinho foram utilizadas essencialmente em vinho Madeira, mundialmente conhecido e o principal produto vínico do arquipélago da Madeira.

Na ilha dourada, existem actualmente 62 produtores e 14 hectares de vinha com a direito a denominação de origem e indicação geográfica. Há ainda 20 hectares sem esses direitos. Este ano, o IVBAM autorizou a instalação de novas vinhas das castas Caracol, Listrão e Moscatel Graúdo em mais 1,6 hectares de terreno e foi autorizada a replantação em 1,1 hectares.

“No fundo, há um interesse comercial para a produção do vinho e os viticultores vão, de certa maneira, desenvolvendo novas instalações de cultura e reconvertendo vinhas antigas sem interesse comercial para vinhas de interesse comercial”, explica Paula Jardim.

No arquipélago da Madeira, estão inscritos para a vindima a decorrer 2.150 produtores. Na região autónoma, existem 680 hectares de produção de vinha, dos quais 410 têm direito a denominação de origem e identificação geográfica. As expectativas para esta vindima são semelhantes às do ano passado, sendo por isso expectável a produção de cerca 3.600 toneladas de Vinho Madeira.

“Pode haver um pequeno decréscimo na produção, por causa das condições climáticas”, admite a presidente do IVBAM, que garante que tal “não é penalizador para o sector”.

Sugerir correcção
Comentar