Os campeonatos europeus pararam para dar lugar às duas últimas jornadas da fase de grupos da Liga das Nações. Portugal, que integra o Grupo 2 da Liga A, entra em acção no sábado, na República Checa.

Com um ponto a menos do que a Espanha, à selecção orientada por Fernando Santos convém, pelo menos, pontuar para depois, na terça-feira, decidir, em Braga, frente à Espanha, quem vence o grupo e segue para a final a quatro da competição. Isto, claro, partindo do princípio de que a lógica impera e os espanhóis não desperdiçam pontos contra a Suíça. Encontra aqui a jornada da Liga das Nações.

Na Austrália, prosseguem até domingo, o Campeonato do Mundo de ciclismo de estrada. Na prova de fundo, categoria júnior, António Morgado brilhou e conquistou a medalha de prata. As atenções portuguesas voltam agora a concentrar-se na prova de fundo, mas na categoria de elite, que se disputa na madrugada de domingo, e onde João Almeida é um dos nomes com hipóteses de ter sucesso.

No ténis, a Laver Cup também se disputará até domingo, em Londres. A competição que coloca frente a frente uma selecção europeia com outra selecção do resto do mundo teve, provavelmente, o seu momento alto nesta sexta-feira, quando Roger Federer disputou o seu último encontro como tenista profissional.

Também no domingo corre-se o Grande Prémio do Japão de MotoGP, com a presença do português Miguel Oliveira.

Ainda nos desportos motorizados, a Nova Zelândia recebe, a partir de quinta-feira a 11.ª prova do Mundial de ralis, enquanto na quarta-feira o FC Porto vai à Croácia defrontar o Dínamo, em mais uma partida da fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol.

O que pode ter-lhe escapado no PÚBLICO

Os 100 anos de vida do Vitória Sport Clube.

Conheça António Silva, defesa central do Benfica e que é conhecido como o "Tonito faz babes".​

O bom momento de forma do Sp. Braga será passageiro ou é algo mais?

O anúncio do fim da carreira de Roger Federer.

A rubrica Planisférico lembra a história de Paolo Sollier.

A análise de arbitragem aos lances mais polémicos da jornada anterior feita por Pedro Henriques.