O Jazz ao Centro enquanto festival indispensável

Na sua 20.ª edição, o Festival Jazz ao Centro leva até Coimbra uma selecção de músicos de primeira linha do jazz de hoje. Dos históricos Sun Ra Arkestra e Peter Brötzmann, a Ambrose Akinmusire, Nicole Mitchell, Alabaster DePlume, Maria João, Carlos Bica e Mário Laginha.

cultura,mario-laginha,jazz,culturaipsilon,coimbra,
Fotogaleria
Peter Brötzmann, um dos grandes impulsionadores do jazz de vanguarda europeu e da música improvisada Marek Lazarsky
cultura,mario-laginha,jazz,culturaipsilon,coimbra,
Fotogaleria
Rodrigo Brandão, MC e "diseur" brasileiro radicado em Portugal, estará com a Sun Ra Arkestra Betto Assem
cultura,mario-laginha,jazz,culturaipsilon,coimbra,
Fotogaleria
A cantora Maria João reencontrará o contrabaixista Carlos Bica, passados quase 30 anos sobre a edição de "Sol" dr
cultura,mario-laginha,jazz,culturaipsilon,coimbra,
Fotogaleria
Mário Laginha no concerto de encerramento do Jazz ao Centro com a Banda Sinfónica da Filarmónica União Taveirense, numa interpretação do seu "Concerto para Piano e Orquestra" dr

Em 2003, quando o Festival Jazz ao Centro arrancou em Coimbra, era difícil prever a importância que ganharia no circuito nacional e internacional, tornando-se um palco privilegiado para contactar com muitos dos músicos mais criativos do jazz contemporâneo. Graças às várias actividades que o Jazz ao Centro Clube (JACC), dirigido por José Miguel Pereira, vai promovendo ao longo do ano, desde a programação regular no Salão Brazil e nos festivais Xjazz, Sons da Cidade e Amadora Jazz, à edição discográfica através da JACC Records e à publicação da revista Jazz.pt (hoje apenas no formato online).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários