António Costa nomeia Miguel Alves como seu secretário de Estado adjunto. Margarida Tavares e Ricardo Mestre entram para a Saúde

Os novos secretários de Estado tomam posse na sexta-feira.

Foto
Miguel Alves é o secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro Manuel Araujo/Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, nomeou o até agora presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, como seu secretário de Estado adjunto. O nome foi já aceite pelo Presidente da República, que o divulgou. Na Saúde, juntam-se ao novo ministro Margarida Tavares e Ricardo Mestre. O chefe do Governo aproveita assim a mudança de equipa do Ministério da Saúde para recuperar a figura de secretário de Estado adjunto.

Também aceites por Marcelo Rebelo de Sousa foram os nomes que irão formar equipa com o recentemente empossado ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Margarida Tavares, coordenadora de infecciologia do Hospital de São João, é a nova secretária de Estado da Promoção da Saúde, nova área orgânica no Governo. A médica ocupava também, desde Junho de 2021, o cargo de directora do programa prioritário da Direcção-Geral da Saúde para a área das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana.

Margarida Tavares nasceu em 1970 e é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e mestre em Saúde Pública. Desde 2020 é membro do Conselho Nacional de Saúde Pública. A médica que vai juntar-se à equipa do Ministério da Saúde integra grupos que abordam as doenças que mais marcaram os tempos mais recentes. A nota biográfica enviada à comunicação social revela que Margarida Tavares é membro da Equipa Nacional de Resposta à Emergência da Infecção Humana por Vírus Monkeypox e que integrou a task force para a covid-19 e os grupos de trabalho nacionais dos planos de contingência para a doença por vírus ébola e para a pandemia da gripe.

Foto
Margarida Tavares Adriano Miranda

Ricardo Mestre substitui António Lacerda Sales como secretário de Estado da Saúde. Ricardo Mestre é economista e especialista em administração de sistemas de saúde. Foi membro da Administração Central do Sistema de Saúde e actualmente era subdirector-geral da Saúde. Antes de assumir esse cargo em Junho deste ano, foi gestor de projecto no Conselho das Finanças Públicas na área da saúde e do Sector Público Empresarial.

O economista nasceu em 1978 e é licenciado pelo ISEG. A nota biográfica revelada pelo gabinete do primeiro-ministro acrescenta que Ricardo Mestre esteve à frente de vários grupos de trabalho na área da saúde, como são exemplos o da contratação nos cuidados de saúde primários, bem como o da contratação nos cuidados continuados integrados, e na definição estratégica do SNS para os cuidados de saúde física e de reabilitação em ambulatório.

Foto
Ricardo Mestre António Cotrim/Lusa

O Presidente da República dará posse aos novos secretários de Estado na sexta-feira, às 19h30.

António Costa aproveita a nomeação de novos secretários de Estado da Saúde, na sequência da demissão de Marta Temido, para recuperar a figura de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, uma função que não existia no actual Governo. As críticas à existência de descoordenação no Governo podem estar na origem desta decisão. Os anteriores secretários de Estado adjuntos de António Costa foram Tiago Antunes, actual secretário de Estado dos Assuntos Europeus, e Mariana Vieira da Silva, que é ministra da Presidência do Conselho de Ministros.

Miguel Alves, que nasceu em Lisboa em 1975, deixa a presidência da Câmara de Caminha – cidade onde vive desde criança , onde foi eleito pela primeira vez em 2013 e onde cumpria o terceiro mandato. Volta a trabalhar directamente com António Costa, de quem foi adjunto quando o actual primeiro-ministro foi ministro de Estado e da Administração Interna (2006-2007) e também enquanto presidente da Câmara de Lisboa (2007-2009). Miguel Alves é, desde 2016, presidente da Federação do PS de Viana do Castelo e presidente do Conselho Regional do Norte desde 2018. Nos últimos meses, Miguel Alves destacou-se na luta contra a exploração de lítio em Caminha.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários