Drake é o artista mais encontrado em 20 anos de Shazam

O rapper canadiano teve 350 milhões de reconhecimentos no serviço que permite descobrir de quem é a música que está a tocar. Em duas décadas, a ferramenta já ultrapassou os 70 mil milhões de reconhecimentos de canções.

Foto
Drake AMY SUSSMAN/GETTY IMAGES

O Shazam, a em tempos inovadora aplicação de reconhecimento de música que permite identificar em segundos que canção está a tocar, fez 20 anos na passada sexta-feira. Para assinalar a efeméride, a empresa, actualmente pertença da Apple, divulgou factos e números sobre estas suas primeiras duas décadas de actividade. Segundo a publicação especializada Billboard, a aplicação já terá ultrapassado a fasquia dos 70 mil milhões de reconhecimentos de canções.

O artista mais reconhecido de sempre, com 350 milhões de correspondências através de canções em nome próprio ou de colaborações com outros músicos, é o rapper canadiano Drake. A sua canção mais badalada no serviço, One dance, foi encontrada 17 milhões de vezes. Com 41 milhões de reconhecimentos, Dance monkey, de Tones And I, é por sua vez o tema mais encontrado de sempre. Mas nem sempre foi assim: em 2009, o primeiro artista a chegar ao milhão de Shazams foi Lil Wayne; três anos depois, expandiria a façanha ao tornar-se o primeiro a chegar aos dez milhões. Já o pioneiro a cortar a meta dos 100 milhões de reconhecimentos foi David Guetta.

Inicialmente, o Shazam apenas estava disponível no Reino Unido, funcionando então por telefonemas e mensagens escritas. Nessa altura, a primeira canção a ser reconhecida, em Abril de 2002, foi Jeepster, dos T. Rex de Marc Bolan. Depois, em 2008, o serviço chegou aos iPhones e Androids e cresceu exponencialmente.

Entre os números divulgados, há também tabelas por género. No campo do hip-hop/rap, Can’t hold us, de Macklemore e Ryan Lewis com Ray Dalton, é a mais encontrada, enquanto na música de dança tal honra cabe a Prayer in C (Robin Schulz radio edit), de Lily Wood & The Prick e Robin Schulz. No r&b/soul, vem All of me, de John Legend, enquanto o top da música latina é ocupado por Mi gente, de J. Balvin com Willy William. No mundo da pop, Let her go, do britânico Passenger, está no topo, na música alternativa domina a já mencionada Dance monkey, enquanto na categoria de cantores/compositores, está Take me to church, de Hozier. Em 2021, a canção mais procurada foi Love nwantiti (Remix), do nigeriano CKay.

A Apple Music fez a sua própria playlist com 20 das canções mais procuradas destes anos de existência, que inclui Rolling in the deep, de Adele; Shape of you, de Ed Sheeran; Hey, soul sister, de Train; Crazy, de Gnarls Barkley; Cheap thrills, de Sia; Blurred lines, de Robin Thicke com T.I. e Pharrell; Rather be, de Clean Bandit com Jess Glynne; Heaven, de DJ Sammy & Yanou; Solo, de Clean Bandit com Demi Lovato; Lean on, de Major Lazer, com MØ e DJ Snake; I gotta feeling, de Black Eyed Peas; Roses (Imanbek remix), de SAINt JHN; Astronaut in the ocean, de Masked Wolf; Bring me to life, de Evanescence; a recorrente Dance monkey, de Tones and I; Young folks, de Peter Bjorn and John; Somebody that I used to know, de Gotye com Kimbra; I’m yours, de Jason Mraz; Lonely, de Akon; e I don’t wanna know, de Mario Winans com Enya e P. Diddy.

Sugerir correcção
Comentar