Festival

A três dias do arranque do Paredes de Coura, a festa já canta

Enquanto no recinto ainda se fazem os últimos preparativos, a praia fluvial do Taboão já se encontra bem preenchida. O festival acontece de 16 a 20 de Agosto.

Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

Oficialmente, o festival Vodafone Paredes de Coura ainda não arrancou. Mas a zona do campismo, que abriu na sexta-feira, já está repleta de tendas e amantes de música que foram mais cedo para aproveitar e descontrair ao pé do rio — e também para arranjar os melhores lugares, visto que, é sabido, a concorrência é grande. Ainda para mais tendo em conta que há dois longos anos para recuperar. A festa já lá canta, só falta a música.

A três dias do começo da 28.ª edição do festival, enquanto no recinto ainda se fazem os últimos preparativos, já a praia fluvial do Taboão se encontra bem povoada. Enquanto uns se refrescam no rio em bóias e barcos insufláveis, outros lêem e apanham sol, estendidos no relvado. Paira uma atmosfera de descontracção e de celebração deste tão aguardado regresso após a pausa forçada imposta pela pandemia de covid-19.

E também há quem aproveite para estrear as novidades desta edição, como o novo espaço para cozinhar carne que permitirá dar um descanso bem-vindo aos enlatados e às refeições pré-feitas.

Apesar de a zona do campismo já parecer composta, o movimento de pessoas que vão chegando carregadas com sacos, cadeiras e sorrisos parece não ter fim – e, nos próximos dias, não será menor. Espaço haverá para todos, mas aos últimos vão calhar zonas mais afastadas, algumas até bem inclinadas. Ninguém leva a mal.

Este ano, o Vodafone Paredes de Coura tem um dia extra totalmente dedicado à música portuguesa. É logo na terça-feira, 16, que poderão ser ouvidos, a partir das 14h, 20 artistas nacionais, como Benjamim, Samuel Úria, Mão Morta e Linda Martini.

Nos quatro dias seguintes subirão ao palco nomes internacionais como Pixies, Beach House, The Blaze, Idles, Slowthai, Badbadnotgood e L’Impératrice. No dia 21, o palco jazz ainda continuará activo até às 15h para que a desmontagem e a despedida do festival aconteça de uma "forma mais descansada", segundo escreve a organização no Facebook.

Até ao dia 16, é o festival Sobe à Vila, que decorre na vila de Paredes de Coura, que se responsabilizará pela música. Os concertos começam a partir das 22h30.

Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta