Dois recordes e três finais para Portugal no arranque dos Europeus de natação

Em Roma, Diogo Ribeiro foi uma das figuras da comitiva nacional, ao melhorar por duas vezes a marca nos 50m mariposa.

Foto
FPN

Está a ser um ano em cheio para Diogo Ribeiro e pode ainda melhorar na tarde de sexta-feira, em função do que acontecer na final dos 50m mariposa, nos Campeonatos da Europa de natação, que nesta quinta-feira arrancaram em Roma. O nadador português, ainda com idade júnior, bateu duas vezes no mesmo o dia o recorde nacional que já lhe pertencia e assumiu-se como uma das figuras da comitiva lusa.

Há pouco mais de um ano, quando Diogo Ribeiro sofreu um acidente grave de viação, que o forçou a um período de internamento e a uma longa recuperação em casa, era difícil de imaginar que por esta altura estivesse a lutar por uma medalha num Europeu absoluto. Dias depois de ter conquistado a prata no Campeonato da Europa de juniores, era forçado a uma travagem brusca

Em stand-by ficou, na altura, a competição e um convite do Benfica. Mas a recuperação foi rápida e bem-sucedida e o nadador de Coimbra voltou à piscina com determinação redobrada. De então para cá, tem surpreendido em toda a linha, com vários recordes nacionais coleccionados (absolutos e júnior) e a perspectiva de uma carreira ímpar na natação portuguesa.

Nesta quinta-feira, em Roma, confirmou o trajecto ascendente que tem feito. Nas eliminatórias dos 50m mariposa começou por baixar de 23,28s para 23,24s o recorde nacional da especialidade, antes de, nas meias-finais, nadar a distância em 23,18s. Uma prestação que lhe valeu a quarta melhor marca de todas as séries e um bilhete para a final que será disputada esta tarde (17h07).

Mas Diogo Ribeiro, de 17 anos, não foi o único português a sorrir em Itália. A compatriota Tamila Holub apurou-se para a final dos 800m livres, com o quinto melhor registo entre 25 concorrentes, ao concluir a terceira série preliminar em 8m34,25s. De resto, a nadadora bracarense ficou muito próxima do seu recorde pessoal, que está fixado em 8m32,30s.

De fora da final — que está agendada para sexta-feira, às 18h27 — ficou Diana Durães, que não foi além do sétimo lugar na mesma série, o que lhe valeu o 14.º registo nas contas globais, com o tempo de 8m47,42s.

Quem também assegurou a presença na final, mas dos 200m costas, foi Camila Rebelo. A nadadora do Louzan obteve o sexto melhor registo (2m12,10s) entre as 25 atletas participantes na primeira ronda, apurando-se para umas meias-finais em que subiu claramente de nível — foi quarta na sua série, com 2m11,05s, e estará entre as oito melhores (17h).

A jornada de sexta-feira contempla ainda a entrada de Diogo Ribeiro, Ana Pinho Rodrigues, Francisco Santos e João Costa nas eliminatórias dos 100m livres, 100m bruços e 200m costas (os dois últimos).

Sugerir correcção
Comentar