Portugal fecha Mundial com mais uma medalha de prata

Teresa Portela e Fernando Pimenta terminaram na segunda posição em K2 500m misto. Um problema técnico forçou a desistência do canoísta limiano nos K1 5000m.

Foto
DR

Portugal encerrou a participação no Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem com a conquista de quatro medalhas: duas de prata e outras tantas de bronze. Depois de Fernando Pimenta terminar no segundo lugar em K1 1.000m e na terceira posição e em K1 500m, e de Norberto Mourão ser bronze na classe adaptada de VL2, K2 500m misto, Pimenta e Teresa Portela foram vice-campeões no último da prova disputada em Halifax, no Canadá.

O último dia dos Mundiais de canoagem acabou por ter um sabor agridoce para Fernando Pimenta. Depois de na véspera confessar não ter ficado totalmente satisfeito com a prata e o bronze conquistado, o canoísta de Ponte de Lima apontava ao ouro nos K2 500m misto e K1 5000m.

Na primeira prova, Pimenta e Portela, na pista 3, completaram os 500 metros em 1m39s79, atrás da dupla australiana formada por Jackson Collins e Alyssa Bull, que arrecadou o ouro, assegurando o título de vice-campeões do Mundo.

Após garantir a prata, Teresa Portela, em declarações à agência Lusa, mostrou-se satisfeita com a prestação portuguesa: “Gosto muito desta prova e poder ter sido pódio com o Pimenta torna-a ainda mais especial. Foi muito dura, mas acabámos por ter um bom desempenho, coroado com uma animadora medalha. Viemos sempre bem numa competição muito equilibrada. Sabíamos que no fim íamos chegar todos muito próximos. O ouro fugiu-nos por muito pouco, mas o bronze também esteve a uma distância curta.”

A finalizar o Mundial, nos K1 5000m Fernando Pimenta arrancou bem e esteve sempre no comando da corrida até que foi forçado a desistir devido a uma avaria quando liderava a prova.

Nos K1 200m, Teresa Portela foi sexta classificada. A competir na pista oito, a atleta olímpica concluiu a distância em 43,93 segundos, a 1,99 da neozelandesa Lisa Carrington, que bateu a eslovena Anja Osterman, vice-campeã, por um segundo e a húngara Anna Lucz, medalha de bronze, por 1,15 segundos.

Na mesma prova, mas em masculinos, Kevin Santos alcançou a mesma posição. A competir na pista dois, Santos concluiu o seu desempenho em 37,62 segundos, ficando a 1,19 segundo do espanhol Carlos Arevalo, o novo campeão do Mundo.

João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500m, tinham o melhor tempo entre os finalistas e até passaram na frente a meio da corrida, mas terminaram no quinto lugar, com o tempo de 1m37s42.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários