Presidente da Guatemala escapa ileso de ataque armado

Um dos suspeitos foi ferido pelo Exército e outros quatro foram detidos no México. Motivação dos atacantes ainda não foi averiguada.

Foto
Alejandro Giammattei é Presidente da Guatemala desde 2020 Reuters/Guatemalan Presidency

O Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, saiu ileso de um tiroteio no sábado contra a delegação presidencial na região de Huehuetenango, no oeste do país, informou uma rádio local.

“Confirma-se o ataque à comitiva presidencial na aldeia de La Laguna, Jacaltenango, Huehuetenango”, disse a rádio guatemalteca SONORA.

A emissora acrescentou que soldados do Exército responderam ao ataque, que resultou num ferido. Trata-se de Carlos José López Velásquez, de 27 anos e nacionalidade mexicana, alegadamente membro de um grupo armado.

De acordo com a agência de notícias Europa Press, agentes do exército da Guatemala e do México patrulhavam a fronteira entre os dois países no momento em que um grupo de indivíduos armados atacou. O porta-voz do Exército, Rubén Téllez, sublinhou que os atacantes não chegaram a aproximar-se de Giammattei. “O incidente ocorreu num posto de segurança longe, embora na direcção de onde se encontrava o Presidente”, afirmou, citado pelo jornal Prensa Libre.

Os agressores terão fugido para o México, a cerca de 30 quilómetros, onde agentes das Forças Armadas mexicanas terão detido quatro guatemaltecos.

“As operações de investigação prosseguem a cargo das forças de segurança da Guatemala e do México, com o objectivo de recolher a informação necessária que permita determinar as intenções deste grupo de pessoas”, informou o Governo.

Sugerir correcção
Comentar