Os túneis que vão ser o “tubo ladrão” das águas que correm por baixo de Lisboa

Município está a ultimar todos os procedimentos para o avanço dos túneis do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, que visa evitar inundações na cidade. Obra deverá iniciar-se ainda este ano e prolongar-se até 2025, com impactos para a população. “Vai ser como meter o Rossio na Betesga.”

Foto
Cheias de 2010 nas Rua das Portas de Santo Antão Joana Bourgard/Arquivo

Quando deixamos a água a correr num lavatório, a expectativa é a de que a casa de banho não seja inundada, graças ao pequeno orifício que nele existe e que permite que o excedente da água escape por ali. À escala da cidade, esse é o “princípio” que está por detrás dos dois grandes túneis que estão previstos no Plano Geral de Drenagem de Lisboa: serem uma espécie de “tubo ladrão” das águas que correm por baixo do solo e, assim, preparar a capital para as chuvas intensas que ocorram nos próximos 100 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários