Longe da Ucrânia, o Sri Lanka é o epicentro de uma crise global

O país insular enfrenta a maior crise económica desde que se tornou numa nação independente e pede ajuda às potências regionais, Índia e China. O Governo diz-se abandonado pelo Ocidente e começa a aplicar medidas económicas “desesperadas”.

Foto
Protestos contra o governo em Colombo, capital do Sri Lanka EPA/CHAMILA KARUNARATHNE

A guerra na Ucrânia pode ainda dominar as manchetes internacionais. Contudo, um país longe do campo de batalha transformou-se numa espécie de exemplo fulcral do momento que atravessa o mundo. Durante meses, o Sri Lanka tem estado numa espiral de decadência económica: uma crise da dívida pública, agravada, primeiro, pelo preço da pandemia e depois pelas perturbações provocadas pela invasão russa da Ucrânia que, por sua vez, levou à escassez de alimentos, combustíveis, gás, medicamentos, dinheiro e outras mercadorias essenciais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários