No colégio com a média mais alta, até nos feriados se preparam os exames

Nova Encosta foi criado há dez anos por um empresário de Paços de Ferreira para responder “a uma necessidade” que encontrou na região industrial. Em 2021, liderou o ranking dos exames nacionais, num ano em que colocou mais de metade dos seus alunos na primeira opção no ensino superior.

Foto
asm adriano miranda - 20 Junho 2022 - PORTUGAL, Pacos de Ferreira - Rankings 2021 - Colegio Nova Encosta - 1 º lugar no Ranking, alunos Adriano Miranda

Pelo tipo de letra detecta-se rapidamente que as perguntas projectadas no quadro multimédia da sala 11 são de exame nacional. Os asteriscos colocados antes de algumas das questões situam a prova no tempo: é de um dos últimos dois anos quando, a propósito dos impactos da pandemia de covid-19 no sector educativo, o Instituto de Avaliação Educativa (Iave) introduziu questões de resposta opcional nas provas. Uma observação mais atenta permite perceber que se trata do enunciado de Biologia e Geologia da 1.ª fase de 2021. A prova de 2022 acontecia dali a dias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 34 comentários