Nesta escola educa-se “gente pequena” a lutar contra o racismo

Na Escola Básica do Castelo, viaja-se pela história dos Direitos Humanos no combate contra a discriminação, por uma escola e sociedade mais inclusiva.

Foto
As pedras no mapa-mundo representam os lugares que as crianças consideram especiais na criação da sua identidade Ariana Furtado

Num dia da semana, durante a manhã, ouve-se o toque da campainha ressoar pelos corredores da Escola Básica do Castelo. Entre risos e gestos de entusiasmo, os alunos do 4º ano estão sentados no chão à volta do mapa-mundo. Na quinta-feira passada, no último dia do ano lectivo, cada criança partilha com os colegas as origens da sua identidade étnica e cultural. Nesta escola primária, no centro de Lisboa, existem vários alunos que nasceram ou que têm ascendência em vários países espalhados pelo mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários