Miguel da Veiga, o prisioneiro da I Guerra que remendava sapatos para matar a fome

Uma conversa durante um almoço familiar levou Hugo Silva a descobrir que o bisavô tinha sido soldado e prisioneiro dos alemães na I Guerra. Desde então, a família encontrou um diário desses tempos, a caderneta militar, uma carta e um postal escritos de França. Anseiam por mais descobertas, mas o que têm em mãos é já um pedaço da História do país.

Foto
NFS Nuno Ferreira Santos - 30 Maio 2022 - Isabel Veiga da Silva (91 anos) mostra documentos do pai Miguel Antonio da Veiga , soldado do CEP Corpo Expedicionario Portugues e preso de guerra em campos alemaes na I Guerra Mundial - Primeira Guerra Mundial Nuno Ferreira Santos

Nota-se que a casa de Isabel Veiga da Silva, 91 anos, é uma espécie de ninho para a família. O apartamento, no Alto de São João, em Lisboa, que foi “estrear” quando se casou, tem fotografias das várias gerações da família espalhadas por praticamente todas as divisões. Podem não viver com Isabel e com o marido João, mas é como se o resto da família estivesse sempre presente, sorridente naqueles retratos: a mãe de Isabel, ela e o marido em diferentes fases da vida, os irmãos dela, os filhos que teve, os netos, os bisnetos. Não há uma fotografia do pai dela exposta, mas é por causa dele que hoje nos encontramos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários