O thriller (e a epidemia) de Saramago num palco entre Portugal e Catalunha

O Teatro Nacional São João estreia uma adaptação de Ensaio Sobre a Cegueira, uma das obras-chave de José Saramago, num ano em que se comemora o centenário do nascimento do escritor português. A partir desta sexta-feira, e até dia 19, um elenco ibérico e bilingue dá corpo a uma distopia ajustada aos nossos dias.

Foto
Tuna

Sem motivo nem explicação aparentes, um homem é fulminado por uma cegueira branca enquanto está no carro, parado num semáforo. Essa cegueira alastra-se até se transformar numa epidemia, designada por “mal branco”, atingindo indiscriminadamente a população de uma cidade. Segue-se o confinamento dos doentes, empurrados para um manicómio por uma Ministra da Saúde que faria as delícias de qualquer ditadura militar. Criam-se núcleos de poder discricionário e lançam-se actos de violência e repressão; surgem movimentos de resistência e contra-ataques de solidariedade, liderados pela Mulher do Médico, a única que não perdeu a visão e, em vários sentidos, a razão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar