Costa falha comemorações do 10 de Junho “por motivos de saúde”

O primeiro-ministro já tinha cancelado a agenda de quarta-feira à tarde. Ao PÚBLICO, o gabinete de António Costa justificou na altura com uma “indisposição”. Agora, um comunicado revela que o governante não estará presente nas comemorações do Dia de Portugal “por motivos de saúde”.

Foto
Cancelamento da agenda foi feito pelo gabinete do primeiro-ministro EPA/Mohammed Badra

O primeiro-ministro não irá estar presente nas comemorações oficiais do 10 de Junho, Dia de Portugal, “por motivos de saúde”. A informação foi dada esta quinta-feira pelo gabinete de comunicação de António Costa, num curto comunicado ao qual não é acrescentada mais nenhuma explicação.

Segundo a programação das comemorações oficiais, o primeiro-ministro iria marcar presença esta sexta-feira em Braga e em Londres, onde estaria acompanhado pelo Presidente da República. Ao PÚBLICO, o gabinete do primeiro-ministro detalhou que António Costa será substituído pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho (e não a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, como Marcelo Rebelo de Sousa chegou a equacionar).

Em declarações aos jornalistas a partir de Braga, onde esta sexta-feira arrancam as comemorações, Marcelo Rebelo de Sousa contou que António Costa “voltou de Paris adoentado” na terça-feira e foi aconselhado pelo seu médico a descansar “dois ou três dias”, ou seja, até domingo. “Não é uma doença grave, mas está doente”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado considera que seria “uma insensatez” o primeiro-ministro prosseguir com a sua agenda, uma vez que “o programa em Londres é muito pesado” e exigiria “um grande esforço” por incluir uma viagem de avião e compromissos de agenda até ao final da noite.

“É prudente, e o médico entendeu isso, que o primeiro-ministro fique a repousar e a recuperar para depois restabelecer a sua actividade normal. Não é nada de preocupante ou de grave”, repetiu Marcelo, afastando tratar-se de covid-19. “Penso que não é covid-19. Temos situações em que estamos febris e indispostos e não é aconselhável fazer viagens de avião com o ritmo e a programação prevista”, continuou. “Acontece na vida de todos nós. Se me acontece a mim é um bocadinho mais complicado”, disse ainda Marcelo. Questionado sobre se já falou directamente com Costa, o Presidente da República respondeu: “Justamente por estar doente não tenho querido incomodá-lo”.

Já esta quinta-feira, António Costa não conseguiu receber o Presidente polaco, como previa a agenda, detalhou o Presidente da República.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários