O Museu do Tesouro Real chega com muito brilho e gestão do Turismo

Um novo museu com as jóias da coroa abre esta semana ao público num projecto conjunto do Turismo e da Cultura. No seu centro está uma caixa-forte que guarda mais de 700 peças e 18 mil diamantes.

Foto
Encenação construída em redor da Baixela Germain, encomendada por D. José após o terramoto de 1755 “ao maior ourives de Paris” daniel rocha/PUBLICO

Não é difícil imaginar um guião de um filme 007 que passe pelo novo Museu do Tesouro Real em Lisboa, esta quarta-feira inaugurado às 18h por uma comitiva que incluirá o Presidente da República, o primeiro-ministro e Duarte Pio de Bragança, herdeiro da Casa de Bragança e alegado pretendente ao trono português. Tem uma das maiores caixas-fortes do mundo, muito ouro e diamantes do Brasil e uma história com muitas peripécias que inclui um aparatoso roubo de seis jóias num museu em Haia nunca recuperadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários