Mais de 42 mil militantes do PSD podem votar, número final deve ficar aquém das últimas directas

Nas últimas directas, em Novembro de 2021, das quais saiu vencedor Rui Rio face a Paulo Rangel, a abstenção situou-se nos 21,83%.

Foto
Eleições directas do PSD estão marcadas para 28 de Maio Adriano Miranda

Cerca de 42 mil militantes do PSD têm esta terça-feira as quotas válidas para votar nas eleições directas, no dia em que termina o prazo para essa regularização. O número final deve ficar abaixo do universo eleitoral das últimas directas.

Contactado pela Lusa, o secretário-geral do PSD, Hugo Carneiro, estimou que os números finais aproximados sejam conhecidos até final da semana, já que, além de o prazo de pagamento só terminar esta terça-feira à meia-noite, será preciso aguardar por eventuais reclamações, cujo prazo termina formalmente no próximo dia 18.

Ainda assim, é pouco provável que se verifique um aumento que permita atingir o universo eleitoral das eleições internas de 27 de Novembro do ano passado: 46.664 militantes com as quotas em dia, dos quais votaram 36.476.

Pelas 15h desta terça-feira, e segundo o microsite do PSD onde pode ser acompanhado o pagamento de quotas ao minuto, eram 42.100 os militantes com as quotas de Maio pagas, o que representa cerca de 49% do total de militantes activos do partido, que totalizam 85.833 (e que pagaram pelo menos uma quota nos últimos dois anos).

Como habitualmente, quatro distritais concentram a maioria das quotas pagas: Porto, Braga, Lisboa (Área Metropolitana) e Aveiro, por esta ordem, somam 54,5% dos militantes em condições de votar nas eleições directas de 28 de Maio. Segue-se a Madeira e, já abaixo de 2.000 militantes em condições de votar, Viseu, Leiria, Coimbra e Vila Real.

Entre as concelhias, destaque para a de Lisboa com mais de 2 mil militantes em condições de votar, a de Barcelos e de Vila Nova de Famalicão (ambas no distrito de Braga) com mais de 1.600 e 1.200, respectivamente, e as do Porto e Vila Nova de Gaia, cada uma com cerca de mil militantes com quotas válidas. Com menos militantes em condições de exercer o seu direito de voto, estão as distritais de Beja, Portalegre e as estruturas da Europa e Fora da Europa.

Até agora, apresentaram-se como candidatos para as directas de 28 de Maio o antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro e o antigo vice-presidente do partido Jorge Moreira Silva, terminando o prazo de entrega de candidaturas em 16 de Maio.

Nas últimas directas do PSD, a abstenção situou-se nos 21,83%, ligeiramente superior à de 2020, quando rondou os 20%, embora tenham votado nesta eleição quase mais 4.000 militantes do que na anterior, em termos absolutos.

Nessa ocasião, o ainda presidente do PSD Rui Rio – que não se recandidata venceu por 52,43% dos votos, mais 1.746 do que os conseguidos pelo eurodeputado Paulo Rangel, a mais curta vitória de sempre em eleições directas no PSD, depois de em 2020 Rui Rio ter batido Luís Montenegro por 2.071 votos.

Rui Rio conseguiu o voto de 18.852 militantes e Paulo Rangel de 17.106, tendo sido contabilizados 329 votos brancos (0,9% do total) e 189 nulos (0,5%).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários