Mais de 2500 médicos e enfermeiros saíram do SNS nos anos de pandemia

As queixas de falta de condições de trabalho têm sido recorrentes e apontadas por sindicatos como um dos motivos para a incapacidade de retenção do serviço público. Aumento da satisfação dos profissionais é uma das “preocupações centrais”, diz ministra da Saúde.

Foto
Perto de 800 médicos e pouco mais de 1800 enfermeiros deixaram o SNS nesses dois anos e não regressaram Daniel Rocha

Nos primeiros dois anos de pandemia, entre término de contratos e rescisões, saíram do Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais de 2500 médicos e enfermeiros, segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde enviados ao PÚBLICO. As queixas de falta de condições de trabalho têm sido recorrentes e apontadas por sindicatos como um dos motivos para a incapacidade de retenção do serviço público. A ministra da Saúde já reuniu com sindicatos e há novas datas marcadas para o processo negocial há muito reclamado. A 10 de Maio discute-se no Parlamento o Orçamento do Estado para a saúde.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 49 comentários