Eleições de Abril de 75 e 76 foram uma espécie de “peneira democrática”

As primeiras eleições portuguesas serviram para vários partidos “testarem a sua relação com a sociedade civil” e muitos foram rapidamente reduzidos à “quase inexistência”.

In Cascais, in the Pavilhão do Grupo Dramático e Sportivo Cascais, huge turnout at the polls for the first free legislative elections after the revolution of April 1974, Lisbon, 25th April 1975. In these first elections, more than 5 million Portuguese voted in a total of 91.66%, of the universe of voters. (Photo by Marques Valentim/Atlântico Press/Getty Images)
Fotogaleria
Afluência dos eleitores em Cascais nas primeiras aleições livres (1975),Afluência dos eleitores em Cascais nas primeiras aleições livres (1975) Marques Valentim / Atlântico Press,Marques Valentim / Atlântico Press
ditadura,partidos-movimentos,partidos-politicos,democracia,politica,25-abril,
Fotogaleria
Manifestação política em meados dos anos 70 DR

Tentar traçar um calendário agregado da constituição e extinção dos partidos políticos portugueses do último século é uma tarefa praticamente impossível. Não há, em Portugal, qualquer entidade pública ou académica que disponha dessa informação sistematizada — de uma espécie de Torre do Tombo dos partidos. “A história política é feita por épocas e os partidos e movimentos são fruto de cada época”, argumenta o historiador Fernando Rosas para justificar que há períodos da história em que os partidos desse tempo específico estão muito bem analisados e documentados por alguns historiadores, mas que, no seu conjunto, não há uma investigação da história partidária portuguesa — isso seria tarefa de uma vida (ou mais), acrescenta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários